Meio Ambiente volta a ser foco de Juristas em 2008

18.12.2007

Depois de um ano de trabalho intensivo com educação ambiental, este tema continua a ser a mola mestra da atuação dos Juristas Populares em 2008, quando as atividades devem ser intensificadas. Mas o novo ano tem dois outros desafios: manter a atuação forte mesmo com o período eleitoral que se aproxima e realizar o 2° Encontro Regional de Formação Jurídico Popular, marcado para os dias 8 e 9 de novembro. A programação, no entanto, começa cedo, assim que o carnaval terminar.

A novidade deste ano é que em Santa Rita o trabalho vai ser mais focado em duas escolas públicas, a José Mariano e a Flávio Maroja, e em Bayeux os Juristas querem chegar a novos bairros. Nos dois núcleos, as feiras continuam sendo visitadas pelos Juristas, sensibilizando os feirantes para os cuidados com o ambiente. Em João Pessoa, os rios voltam ao centro das discussões, com a perspectiva de realizar o Encontro das Águas em parceria com outras entidades da cidade. E em Forte Velho, a luta será contra os viveiros de camarão.

De acordo com a técnica da Fundação, Candida Moreira Magalhães, a avaliação do ano de 2007, realizada no Encontro Estadual, nos dias 1 e 2 de dezembro, foi positiva, apesar de uma série de dificuldades que os núcleos enfrentaram. “Vimos que a rede está muito viva e que devemos continuar contando com aqueles que têm compromisso e assumem sua missão”, comemora.

Fazendo parte da nova Comissão Articuladora, a Jurista Marilene Dantas de Melo, do Núcleo de Bayeux, acredita que 2007 foi um ano bom e que os objetivos foram alcançados. “Aceitei o desafio de ajudar na articulação e espero que possamos trazer de volta companheiros e companheiras que estão longe do nosso trabalho pra ajudar a fazer com que tudo dê certo”, deseja.

Entre os que continuam na Comissão, a Jurista Odete Silva Lima, de Santa Rita, espera que os trabalhos de coleta seletiva continuem dando certo e que a rede encontre outros caminhos para defender o meio ambiente. “A gente quer também fazer palestras sobre o uso racional da água para que as pessoas aprendam a não desperdiçar”, propõe.

O encontro também serviu para fazer memória da história da própria rede, com o resgate de imagens que registram o caminho que os Juristas já percorreram desde que a articulação foi fundada, em 2003. E para celebrar o quinto ano de trabalho articulado, os Juristas vão promover uma Celebração Cultural no dia 27 de abril, com a presença de artistas das três cidades que compõem a rede. A proposta é reunir os Juristas para um momento festivo que valorize a cultura local.

Programação 2008

Reuniões dos Núcleos
Santa Rita:
última sexta de cada mês
Bayeux:
último domingo de cada mês
João Pessoa:
quarto domingo de cada mês
Forte Velho:
ainda não definido

Encontros Municipais
João Pessoa: 17 e 18 de maio
Leis dos Crimes Ambientais e Eleitoral

Bayeux: 20 de julho
Educação Ambiental

Santa Rita e Forte Velho: julho
Estatuto do Idoso

Encontro Estadual:
13 e 14 de setembro
Estatuto do Idoso e Lei Maria da Penha

Encontro Regional:
8 e 9 de novembro
ainda sem pauta