Juristas fazem oficina de sabão em Bayeux

15.04.2009

Neste domingo, dia 19, a Fundação Margarida Maria Alves e a Rede de Juristas Poopulares realizam uma oficina de produção de sabão na comunidade Unida, em Bayeux. A atividade tem início às 8h com informações sobre o sabão feito com resto de óleo de cozinha e com a conscientização sobre higiene pessoal. Em seguida os Juristas Populares vão colocar a mão na massa para ensinar as técnicas do sabão ecológico. O público estimado é de 30 participantes, todos moradores da comunidade.

Os ingredientes para a confecção do sabão são apenas: óleo de cozinha usado, soda caustica 70°, água e essência de limão. Utilizando este material simples, os Juristas pretendem ajudar a reduzir a quantidade de óleo usado, altamente poluidor, que é jogado na natureza.

A comunidade Unida está localizada numa área de risco e conta com 250 famílias que moram em uma ocupação. Esses moradores são na maioria desempregados e catadores de material reciclável, que com a oficina terão uma outra perspectiva de fonte de renda.

Mas o objetivo principal da oficina é “conscientizar a população da importância da higiene pessoal e da preservação ambiental”, afirma Cândida Magalhães, técnica da Fundação Margarida Alves e responsável pelas atividades da Rede.
O encerramento da atividade está programado para as 12h com a apresentação do resultado da oficina. Durante todo o ano a Fundação irá realizar atividades na região de Bayeux voltadas à defesa do meio ambiente, sempre no terceiro domingo do mês. A Comunidade fica próxima ao ponto final do ônibus que faz a linha do Mutirão, no bairro Mário Andreazza, às margens do Parque Estadual da Mata do Xemxem.