Rede de Juristas Populares encontra Sudema hoje (8) para discutir atividades dentro da mata do Xemxem

07.04.2011

O principal foco do projeto trienal 2010-2012 da Rede de Juristas Populares é a preservação do Meio Ambiente em diversas esferas. Por causa da grande quantidade de lixo e do crescente desmatamento no interior da Mata do Xemxem, o Núcleo de Juristas Populares de Bayeux programou várias ações de conscientização, coleta e plantio de mudas na àrea do Parque Estadual. Mas, no final do ano passado, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), órgão responsável pela administração do local, comunicou que as atividades dentro da Mata necessitavam de autorização prévia para sua realização.

Grupo de Escoteiros auxiliou na limpeza da Mata do Xemxem, em 2010

Após suspender, provisoriamente, as atividades de seu calendário, a Rede  entrou em contato com a superintendência da Sudema para diálogo, o que deve acontecer nesta sexta-feira (8), a partir das 15h, no Setor de Educação Ambiental do órgão.  Para o coordenador da Rede de Juristas Populares, José Marcos Salgueiro, o encontro será proveitoso, pois poderão ser discutidos diversos pontos favoráveis à atuação da Rede. Os Juristas Populares Socorro Miranda e José João do Nascimento, mais conhecido como Nino, vereador de Bayeux, acompanharão a discussão, a fim de reivindicar melhorias no policiamento e na preservação da Mata.

Em 2009 e 2010 a Rede promoveu duas grandes ações de limpeza na Mata, recolhendo mais de 1 tonelada de lixo, inclusive documentos descartados indevidamente pela Polícia Rodviária Federal. Além disto, plantou mais de 30 mudas de espécies nativas para amortizar o crescente corte indevido de àrvores.

Documentos da Polícia Rodoviária Federal foram encontrados dentro da Mata

A Fundação também foi responsável por um projeto de conscientização ambiental, intitulado “Educação para a Saúde e o Meio Ambiente”, realizado em parceria com a BrazilFoundation.  O público alvo foram as famílias da Comunidade Unida, às margens da Mata, que receberam noções de utilização dos recursos naturais com responsabilidade.