Fundação forma 26 novos Juristas Populares

18.08.2011

Por Andréia Martins

Logo Curso de Formação de Juristas PopularesNa noite deste sábado (20), a Fundação Margarida Maria Alves apresenta 26 novos (as) Juristas Populares à sociedade. São pessoas que fazem parte de movimentos sociais, requisito básico para a participação no Curso, que estão comprometidas a se tornar multiplicadores (as) do conhecimento adquirido.

As entidades devem indicar, no máximo, dois de seus integrantes para participar do Curso. Neste ano, tivemos indicações do Sinditêxtil, da Associação de Catadores de Material Reciclável do Marcos Moura, da S.O.S. Rio Cuiá e da Casa de Conviência HIV AIDS, por exemplo.

Neste ano, o Curso sofreu algumas modificações por causa da parceria com a Fundação Interamericana (IAF), que incentivou a criação das Cirandas de Direitos. Foram realizadas quatro Cirandas: em Mussumago, no Centro de João Pessoa, em Bayeux e na Rua do Rio, proporcionando uma tarde de Cidadania aos (às) moradores (as) desses locais. Os (as) alunos (as) do Curso de Juristas atuaram como Aconselhadores, sob a supervisão de advogados voluntários, dando direcionamentos e sanando dúvidas da população com relação aos Direitos de Família, Previdenciário, Trabalhista e outros. A Ciranda contou com a colaboração de vários parceiros, desde órgãos públicos até voluntários.

Os (as) Cursistas, desde outubro de 2010, receberam noções de Direito através de Oficinas e Módulos temáticos, com o intuito de desmistificar e aproximar a população do Poder Judiciário.

Após a conclusão do Curso, os (as) Juristas podem participar da Rede de Juristas Populares, responsável por continuar aplicando o conhecimento obtido junto às comunidades. A Rede também promove Oficinas de reciclagem com os temas mais importantes do Direito, além de atividades que visam a defesa do Meio Ambiente.

A Formatura consiste num momento simbólico que marca o fim do Curso, onde os alunos recebem também um certificado de participação emitido pela Fundação. O evento acontecerá na Quadra de Esportes da Caixa Beneficente dos Policiais Militares da Paraíba, na rua Rodrigues Chaves, n° 324, no Centro de João Pessoa.

Confira, abaixo, a lista completa dos (as) novos (as) Juristas Populares:

Almir de Souza Cardoso Silva

Amanda Lidiane Lopes Monteiro

Ana Josilene Marques dos Santos

Ângela Maria Rodrigues da Costa

Antônio Ferreira dos Santos

Ediliene Cristina L. dos Santos

Flaviano Oliveira da Silva

Gilvânia da Cruz Oliveira Santos

Guerton de Assis Rolim Júnior

Hélio Duarte de Assis Filho

Iraci Cassiano Soares

Irenildo Cassiano Gomes

Jeane de Souza Araújo

Laís Pereira da Silva

Laudecir Lima Pereira

Luciano Francisco da Cunha Santos

Magna Silva Xavier

Maria das Dores da Silva Santos

Maria da Paz Alves da Silva

Marineide Almeida

Natiane da Silva Ferreira

Neris Jerônimo do Nascimento

Rosa Maria Holmes do Nascimento

Rosicleide Alves da Silva

Silvania Marques da Silva

Ubirajara Soares Gonçalves