Rede realiza Caminhada Ecológica na Mata do Xemxem

03.05.2012

Por Andréia Martins

Na manhã deste sábado (5), a Rede de Juristas Populares volta à Mata do Xemxem para realizar uma Caminhada Ecológica. O objetivo, desta vez, é um pouco diferente: ao invés de realizar a coleta do lixo lá encontrado, serão tiradas fotografias para a construção de um documento.

O Diagnóstico da Mata do Xemxem, como será chamado, contará com a contribuição dos Escoteiros Águias da Terra, parceiros da Fundação em diversas atividades; os (as) alunos (as) das Escolas Municipais João Caetano e João Jacinto, que estão trabalhando em conjunto com a Rede na produção do Sabão Ecológico, também devem comparecer, bem como moradores (as) do entorno da Mata. A Polícia Militar estará presente para acompanhar a atividade.

O Dossiê deve ser encaminhado para as entidades competentes, como a Sudema, o Ministério Público, a Secretaria do Meio Ambiente e o IBAMA. Nas caminhadas anteriores, realizadas em 2009 e 2010, foi retirada, aproximadamente, uma tonelada de lixo e identificados diversos focos de desmatamento.

A caminhada começa às 8h, com concentração no Terminal de Ônibus do Mutirão, em Bayeux, e a programação termina com um lanche na Colônia dos Hansenianos Getúlio Vargas, por volta das 13h.