Em comemoração ao Dia das Mães, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sandra Maria Carneiro de Souza, em Bayeux, ofereceu um presente diferente para as mães de seus alunos: Detergente e Sabão em Barra Ecológicos. Os itens, produzidos pelos (as) alunos (as), são frutos de Oficinas realizadas pela Rede desde 2011, quando a própria escola, após a primeira capacitação, adotou o uso desses produtos em suas dependências.

A Rede de Juristas Populares chegou até a Escola Sandra Maria através do Professor de uma outra escola participante das Oficinas. A iniciativa deu certo e, hoje, antes da distribuição dos presentes, as mães também participaram de outra Oficina, para que elas mesmas possam fabricar o Sabão Ecológico e contribuir com a preservação do Meio Ambiente.

A Oficina de Educação Ambiental com as mães contou com a presença de 90 mulheres e foi uma experiência maravilhosa, de acordo com cJosé Marcos Salgueiro, técnico da Fundação responsável pelas atividades da Rede de Juristas. “A oficina foi proveitosa, produtiva, tanto no sentido educativo quanto no sentido de conscientização.  Demonstrou a construção de uma base para a difusão da ideia de defesa do Meio Ambiente, em especial o trato com o óleo de cozinha usado, danoso à natureza, em especial ao lençol freático”, comemora.