Confira a programação geral do Curso de Juristas Populares 2016

19.02.2016

Com o início das atividades da nova turma do Curso de Formação de Juristas Populares a Fundação Margarida Maria Alves divulga a programação completa abarcando 06 oficinas, 08 módulos de aula, 01 Ciranda de Direitos e visitas guiada dos alunos aos órgãos públicos.

O Curso de Formação de Juristas Populares é um projeto com 16 anos de existência, já formou mais de 200 pessoas de diversas comunidades de João Pessoa, Bayeux, Mari e Santa Rita, dentre outros. O perfil dos alunos engloba líderes comunitários, como presidentes de sindicatos, associações de moradores, dentre outras, sendo necessário que o candidato faça parte de alguma entidade, por mais simples que seja, que atue em defesa dos direitos humanos, sob qualquer âmbito.

O curso faz parte do Projeto “Conhecendo o Direito, Construindo a Cidadania”, apoiado por Misereor, e terá duração de 07 meses com aulas quinzenais aos finais de semana na sede da Fundação, os alunos passarão o dia e receberão refeições, material didático e transporte de graça. Ele tem como objetivo promover formação jurídico-popular para lideranças das comunidades e organizações sociais com vistas à multiplicação dos conhecimentos jurídicos nas suas entidades e o maior acesso à justiça.

Durante o Curso, os alunos participarão de “Cirandas de Direito”, atividades realizadas nas comunidades carentes onde serão colocados em prática os conhecimentos obtidos nos módulos. Nestas Cirandas, acompanhados pela equipe da Fundação, os futuros Juristas Populares atenderão durante todo o dia pessoas com dúvidas relativas aos seus direitos e apresentarão possíveis soluções para seus problemas, como o acionamento do Ministério Público, da Defensoria Pública ou outros órgãos de defesa dos direitos dos cidadãos.

Piso reformado do auditório de aulas

Para a retomada das aulas a Fundação também reformou o piso de seu auditório, melhorando, assim, as condições de ensino. Marcelo Soares, Assessor de Comunicação da entidade, ressalta que as melhorias na sala de aula são uma busca constante da Fundação: “Nosso auditório e sala de aula ainda carece de certos ajustes, mas com o novo piso conseguimos melhorar tanto para nosso alunado se locomover quanto em termos de iluminação pra sala. Tudo isso para receber sempre e melhor nossos cursistas”.

CLIQUE AQUI para conferir a Programação Completa do Curso de Juristas Populares 2016

Mais detalhes podem ser conferidos via  e-mail: fundacao@fundacaomargaridaalves.org.br, redes sociais: FacebookTwitter, pelo telefone 3221-3014 ou pessoalmente na sede localizada na Rua Irineu Joffily, 185, Centro, João Pessoa/PB.