Café com Prosa discute em João Pessoa Direitos Humanos e Conquistas femininas

08.04.2016

Aconteceu no último dia 31 de março o encontro Chá com Prosa, evento organizado pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS) na sede do Colégio Marista Pio X, João Pessoa, com o intuito de debater os Direitos Humanos e diversas temáticas que permeiam a sociedade. Nessa edição, foi debatido o tema “Os Direitos e as Conquistas das Mulheres.”

A convite da organização, a Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves participou na presença de seu pedagogo José Marcos Salgueiro. Participou também a articuladora do Centro 08 de Março, Larina Lacerda estará presente para ministrar uma palestra e conversar com os jovens sobre o tema.

Alan Coelho, assistente social do Colégio Marista Pio X, aponta que “O Chá com Prosa é um evento que oportuniza um espaço de discussão, trazendo à tona os direitos humanos e promovendo visibilidade aos anseios da sociedade. O Colégio incentiva iniciativas que promovam a formação integral do sujeito, portanto os aspectos políticos, sociais e culturais não podem se ausentar da práxis pedagógica. E momentos como esse colaboram na nossa missão de formar cidadãos comprometidos na construção de uma sociedade justa, democrática e solidária”.

José Marcos Salgueiro (a esquerda) falando sobre a atuação da FDDHMMA

Sobre essa edição do evento, ele ressalta que os estudantes interagiram de maneira bastante dinâmica, se posicionando diante do que foi exposto pelo convidado, refletindo concepções e construindo de maneira autônoma seu ponto de vista. “A Fundação colaborou com a proposta do evento trazendo a pluralidade e a diferença para o debate, pois acreditamos que o contato com os mais variados saberes colabora para superação de visões e atitudes depreciativas e preconceituosas”.

Para José Marcos Salgueiro, participar foi instigante por poder dialogar com jovens sobre questões tão atuais da vivência em sociedade. “Foi muito bom a Fundação participar do evento pois é uma atividade que não direciona o contexto do dialogo e deixa que ele se construa a partir do bate papo com os alunos, essa abertura contribui para uma melhor maturidade dos participantes em questões tão importantes de serem discutidas como a feminina e a do direitos humanos. Fiquei feliz de ver os alunos expressando seu conhecimento e percepção da realidade que o tema propunha”, destaca.

Mais informações sobre futuras edições do Chá com Prosa podem ser adquiridas pelo telefone (83) 4009-2700 ou diretamente na sede do Colégio Marista Pio X, localizada na Praça da Independência, 150, Tambiá João Pessoa – PB, CEP 58020-544, das 07h às 18h.