Fundação Margarida Maria Alves participa de Encontro de Donatários da Fundação Interamericana (IAF)

26.04.2016

Acontece até a próxima sexta-feira, 29, o Encontro de Donatários Brasil da Fundação Interamericana (IAF) em João Pessoa/PB, no Hotel Littoral, localizado na Av. Cabo Branco, 2172. O evento tem como objetivos proporcionar uma oportunidade de troca e aprendizado entre as organizações apoiadas pela IAF, alem de refletir coletivamente sobre os desafios identificados e formas de cooperação e parcerias entre as organizações.

A abertura ocorreu nessa segunda, 25, com recepção das organizações participantes, exposição dos objetivos do Encontro, uma feira de saberes e sabores e Coquetel ao fim. A Fundação Margarida Maria Alves, além de auxiliar no apoio local durante os preparativos, participa do evento sendo representada por Izabella Chaves, Coordenadora do Curso de Formação de Juristas Populares, Marcina Pessoa, Coordenadora de Projetos, e Severino dos Santos, Juristas Popular formado pela Fundação em uma das turmas financiadas por IAF. Na ocasião estavam presentes representantes de cerca de 70 entidades de defesa dos direitos humanos de todo o Brasil.

Segundo Izabella, esse encontro é de extrema importância não só para a Fundação, mas também para a cidade. “Entendemos ser bastante importante este encontro nacional sendo sediado em João Pessoa porque proporciona um intercambio com as mais variadas entidades que atuam de diversas formas no Brasil. Podemos, assim, conhecer outras realidades e experiências que, com certeza, agregam a nossa vivência e planos futuros”, destacou.

A Fundação Interamericana (IAF) foi criada pelo Congresso dos EUA em 1969 para canalizar a ajuda para o desenvolvimento diretamente às pessoas de baixa renda organizadas na América Latina e no Caribe. A IAF tem cumprido seu mandato respondendo com o apoio de doações às ideias mais criativas de autoajuda recebidas de grupos de base e organizações não governamentais. Também incentiva parcerias entre organizações comunitárias, empresas e governo local, destinadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas de baixa renda e a fortalecer as práticas democráticas.

Sua missão é reforçar os vínculos de amizade e compreensão entre os povos deste Hemisfério; apoiar iniciativas de autoajuda destinadas a aumentar as oportunidades de desenvolvimento individual; incentivar e ajudar uma participação eficaz e cada vez mais ampla das pessoas no processo de desenvolvimento; promover o estabelecimento e crescimento de instituições democráticas, tanto privadas como públicas, de acordo com os requisitos dos países soberanos deste Hemisfério.

Mais informações podem ser adquiridas pelo site: http://portugues.iaf.gov

Confira abaixo a programação completa dos próximos dias:

Programação

Quarta-feira, 27

07h: Viagem para Nova Palmeira

10:30h: Recepção de chegada e lanche

11h: Histórico do CENEP

11:30h: Visitação ao CENEP

13h: Almoço

14h: Oficinas

16h: Lanche

16:30h: Depoimento de beneficiários

17h: Atividade Cultural – Sarau Poético

18h: Coquetel e encerramento do dia

19h: Volta para João Pessoa

Quinta-feira, 28

09h: Bom dia e aquecimento

09:20h: Compartilhando as impressões e aprendizados

10h: Intervalo e lanche

10:20h: Sessão Mista

11:20h: Fortalecendo as interações (organização e comunidade)

12h: Almoço

14h: Dinâmica – acordando o corpo, instigando a mente

14:10h: Trabalho em Grupo – dialogando com os desafios

15:10h: Desafios e Propostas (Plenária)

16:10h: Lanche

16:30h: Assumindo os compromissos

17h: Avaliação do Encontro e Mística de Encerramento

Sexta-feira, 29

08h: Passeio pela manhã pelos principais pontos turísticos da cidade

12:30h: Saída do ônibus do Hotel Littoral para aeroporto

Galeria de Imagens da Abertura