Curso de Juristas Populares traz módulo de Organização do Poder Judiciário

17.06.2016

Diana Andrade, Defensora Pública Federal

Acontece neste sábado, 18, o módulo de Organização do Poder Judiciário do Curso de Formação de Juristas Populares 2016. O objetivo é familiarizar os cursistas com a estrutura do judiciário brasileiro, proporcionando uma visão global de como se organizam seus principais órgãos, refletir sobre as funções essenciais da Justiça e apresentar as principais funções de seus setores auxiliares (advogados, defensores públicos, oficiais de justiça e Ministério Público).

Esse encontro contará com a participação de Diana Andrade, Defensora Pública Federal, Mestre em Desenvolvimento Regional pela UEPB e Membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos para falar sobre as atribuições e funcionamento da Defensoria Pública Federal no Estado da Paraíba.

Izabella Chaves, coordenadora do Curso, aponta que “neste módulo destacamos ainda a função e utilidade dos juizados especiais, por serem estes, importante meio de solução rápida de litígios e nos quais os juristas podem, inclusive, agir diretamente sem o auxílio de advogado”.

O Curso de Formação de Juristas Populares é promovido pela Fundação Margarida Maria Alves com o apoio de Misereor. As aulas acontecem de quinze em quinze dias e todo material é gratuito para os alunos. Mais informações pelo telefone 3221-3014, pelo e-mail: fundacao@fundacaomargaridaalves.org.br ou pessoalmente no endereço Irineu Joffily, 185, Centro, João Pessoa/PB.

Confira a programação completa abaixo ou faça o download no link: http://bit.ly/1UEbrqh

Sábado – 18/06/2016

08:00h: Abertura (Café da Manhã)

09:00h: Entrega do Material e Apresentação do tema – Izabella Chaves, coordenadora do curso.

09:30h: Atribuições e Funcionamento da Defensoria Pública Federal no Estado da Paraíba

Convidada: Diana Andrade (Defensora Pública Federal, Mestre em Desenvolvimento Regional pela UEPB, Membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos.)

11:30h: Divisão da Justiça no Brasil- Izabella Chaves, coordenadora do curso

12:30h: Magistratura – Izabella Chaves, coordenadora do curso

13:00h: Almoço

14:00h: Dinâmica Cultural com aluna representante do grupo Maria Quiteria: Branka Almeida ( Norminha)

14:30h: Ministério Público e Auxiliares da Justiça (Exibição de Vídeo Institucional sobre o Ministério Público Federal)

15:00h: Juizados Especiais- Izabella Chaves, coordenadora do curso

15:30h: Dinâmica: Gincana de Perguntas e Respostas em Grupo

17:00h: Avaliação e Encerramento