Cursistas do Curso de Formação de Juristas Populares participam do Projeto Conhecendo o Judiciário

18.07.2016

Acontecerá no próximo dia 15 de agosto, a partir das 14h, visitação dos cursistas do Curso de Formação de Juristas Populares, promovido pela Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves, ao Projeto Conhecendo o Judiciário, do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O Projeto existe há 3 anos e já recebeu mais de 800 alunos de ensino médio e superior, visando aproximar o Poder Judiciário da população através da realização de visitas, feitas por magistrados, em órgãos e entidades de todos segmentos da sociedade civil (escolas, universidades, ONG, associações comerciais, dentre outros) e, em contrapartida, realizar a promoção do acesso dos cidadãos às dependências do Tribunal de Justiça e das diversas Unidades Judiciárias.

O “Conhecendo o Judiciário” também já contemplou a rede estadual de ensino de duas comarcas: Patos, onde foi apresentada uma versão piloto para alunos de duas escolas, e Campina Grande, quando foi realizado o lançamento oficial do projeto para estudantes de três colégios, com a participação da presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.

Desembargador Leandro dos Santos, idealizador do Projeto Conhecendo o Judiciário

O gestor e idealizador do programa, desembargador Leandro dos Santos, explica que a ideia surgiu diante da constatação de que não havia uma boa compreensão da população sobre o Judiciário. A partir daí, ele definiu visitas a comarcas para conversas com diversos segmentos da sociedade, a fim de aprimorar este relacionamento. “Queremos mostrar que a Justiça não se resume a prender e soltar, mas atua num grande número de ações sociais de grande repercussão. A sociedade precisa saber do trabalho bonito que o Judiciário desenvolve em favor da cidadania e do povo“, afirma o magistrado.

Segundo Izabella Chaves, coordenadora do Curso de Juristas Populares, foram reservados 30 vagas para a Fundação promover a visita ao Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, localizado na Av. João Machado, s/n – Jaguaribe, João Pessoa – PB. “Seremos recebidos e acompanhados pelo desembargador Leandro dos Santos e sua equipe, que recebe para visitas agendadas a cada segunda-feira, e iremos convidar também cursistas que já concluíram o Curso de Juristas para irem conosco”, destaca Izabella.

Ela ainda ressalta que a atividade será facultada aos Juristas Populares e participantes da Rede de Juristas Populares, para tanto, bastam fornecerem o nome ate o dia 10 de agosto pelo e-mail izabellachaves@hotmail.com para serem colocados na lista.

“Em todos os anos do curso nós sempre fizemos estas visitas ao Fórum, nas Promotorias e na Defensoria Pública, entretanto, este ano, com o Projeto Conhecendo o Judiciário creio que a visita será bem mais proveitosa, pois, as lideranças populares estarão acompanhadas de um desembargador e de sua equipe e certamente irão ter uma ótima experiência de proximidade com o tão distante Poder Judiciário. Entendemos ser louvável esta iniciativa do TJ/PB que inclusive tem convênio com a Fundação Margarida Alves no projeto de instalação de um Centro de Conciliação, Mediação e Cidadania no bairro Muçumagro, em João Pessoa. Inclusive, tivemos no sábado passado a visita do Juiz Bruno Isidro, do Núcleo de Conciliação do TJ, no nosso módulo do Curso de Juristas.”

Para participar do projeto, as escolas, universidades públicas e privadas ou qualquer pessoa que tenha interesse de participar da atividade deve preencher um formulário disponibilizado no site do Tribunal de Justiça da Paraíba no link: http://www.tjpb.jus.br/programas-e-projetos/conhecendo-o-judiciario. A visita será agendada e o interessado será informado via e-mail.