Comissão Pastoral da Terra promove Assembléia Regional na Paraíba

15.08.2016

Acontece entre os dias 15 e 18 de agosto a 16ª Assembléia da Comissão Pastoral da Terra Regional Nordeste II, que compreende os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A atividade ocorrerá no Santuário de Santa Fé, do Padre Ibiapina, localizado no município de Arara, Paraíba.

O tema desse ano será “Memória e lutas dos povos do Nordeste”, e focará na memória da resistência e luta das populações camponesas no Nordeste e as transformações, desafios e alternativas apresentadas pelos/as camponeses/as nordestinos/as.

O evento acontece logo após o lançamento na última sexta-feira, 12, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, João Pessoa, do Caderno dos Conflitos no Campo – Brasil/2015 e da Campanha dos 40 anos da Comissão Pastoral da Terra com a presença do professor Marcos Metidiero e Frei Anastácio.

José Marcos Salgueiro, pedagogo e representante da Fundação Margarida Maria Alves no lançamento, destaca a importância de valorizar a luta do trabalhador do campo frente às forças locais. “É sabido que muitos latifundiários abandonam sua terra e depois de anos retornam pra reclamar o lugar expulsando os que lá tornaram o lugar útil e criam suas famílias. A Comissão Pastoral da Terra faz um bom trabalho de divulgação dessa luta e combate às injustiças que temos pelo país afora e deve ser sempre parabenizada.”

Realizada a cada três anos, a Assembléia Regional é, principalmente, o momento de definições de prioridades para o próximo triênio. Na ocasião, também será eleita a nova coordenação regional da Pastoral. A estimativa é de participarão cerca de 100 pessoas entre trabalhadores e trabalhadoras rurais, representantes de comunidades tradicionais, membros da CPT, além de religiosos, professores e representantes de organizações e movimentos sociais.

Serviço:

O que: 16ª Assembleia Regional da CPT – Nordeste II

Quando: De 15 a 18 de agosto de 2016

Onde: Santuário Santa Fé, Arara/PB