Fundação Margarida Alves participa de IV Encontro Nacional em Educação Jurídica Popular

09.09.2016

Começou nesta sexta, 09, e vai até o próximo domingo, 11, a 4ª edição do Encontro Nacional em Educação Jurídica Popular no Hotel Portobello, Salvador/BA. O evento é promovido pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (GAPA/BA) em parceria com a União Européia.

Nesta edição, a pauta de diálogo estará alicerçada em 03 eixos temáticos: conjuntura política brasileira e a ameaça aos direitos civis e sociais, desconstrução do machismo nas mídias sociais e cidadania da população transexual. Além disso, reservará um momento para oficinas que estimulem a construção de práticas sociais participativas. O evento está voltado para recepcionar até 90 participantes.

A advogada e coordenadora do Curso de Formação de Juristas Populares da Fundação Margarida Maria Alves, Izabella Chaves, destaca a relação próxima da instituição com o evento e o envio de uma cursista como representante: “A Fundação Margarida Maria Alves organizou os dois primeiros Encontros Nacionais de Educação Jurídica Popular em João Pessoa e participou da organização do terceiro, que ocorreu em Salvador há dois anos. Agora, em 2016, a equipe decidiu indicar como representante a cursista Norma Conceição, que cursa a décima quarta turma do Curso de Juristas Populares e representa o Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria”

Ela aponta ainda a importância da educação jurídico popular e da participação no encontro nacional desse ano. “Estamos muito felizes com a participação de nossa aluna, pois, a proposta de democratização do acesso ao direito da Fundação Margarida Maria Alves passa exatamente por apoiar e empoderar lideranças populares através do ensino jurídico popular. Achamos importante afirmar a participação popular e o empoderamento das mulheres e, por isso, estamos enviando uma aluna que trabalha na sua entidade com as temáticas abordadas no encontro desse ano”, explica.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na página do GAPA: https://www.facebook.com/gapabahia