Acontece nesta sexta-feira, 30, no auditório da Ordem dos Advogados da Paraíba (OAB/PB), Rua Rodrigues de Aquino, 37, Centro, João Pessoa/PB, a partir das 18h, a solenidade de formatura da 16ª turma do Curso de Formação de Juristas Populares, promovido pela Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves. A cerimônia também será uma comemoração dos 25 anos de criação da entidade, completados em julho.
Ao longo de sete meses, os cursistas participaram de oficinas de cidadania, módulos de noções de Direito, uma Ciranda de Direitos em Bayeux, onde colocaram em prática os conhecimentos obtidos nas aulas, e visitas guiadas a Defensoria Pública do Estado e a Assembleia Legislativa da Paraíba.
Thamyres de Miranda, cursistas e conselheira tutelar da cidade de São Miguel de Taipu, destaca o aprendizado obtido ao longo do curso. “O Curso de Juristas Populares me proporcionou o conhecimento nas leis e direitos que na maioria das vezes nem sabemos que existe. Através das aulas e das rodas de conversa toda a turma tinha a chance de tirar suas dúvidas com os facilitadores, em posse dos materiais para consulta sempre que precisar e a certeza de que o conhecimento nos faz mais forte! Levarei comigo a semente da Margarida e multiplicarei na base, para que assim outras pessoas também tenham esse conhecimento”, aponta.
Segundo Marcelo Soares, assessor de comunicação da Fundação, cada formatura tem um gosto especial. ”Mesmo depois de tantos anos e tantas turmas, cada solenidade de encerramento do Curso de Juristas Populares é uma emoção diferente. Com uma convivência tão extensa, nos apegamos aos cursistas, as experiências, discussões, momentos passados com eles e nunca é fácil fechar esse ciclo. Mas ficamos felizes de saber que os conhecimentos adquiridos serão multiplicados e servirão para auxiliá-los no dia a dia de suas atividades em suas entidades”.
A formatura contará também com a apresentação da Trupe Clark, grupo teatral que se se constitui entre a comédia e o drama. Formada após a conclusão de um curso técnico fornecido pelo Centro Estadual de Arte (Cearte), atualmente é constituída por Erick Albuquerque, Islânia Nascimento, Jennyfer Pessoa, Mileny Monisy e Nathanael Oliveira. O grupo trabalha de forma cooperativa e democrática, acreditando que a arte é capaz de abrir os olhos da sociedade e fazê-la lutar pelos seus direitos.
Inscrições para o Curso de Formação de Juristas Populares
A partir do dia 02 de setembro estarão abertas inscrições para uma nova turma do Curso de Formação de Juristas Populares, serão 30 vagas e as aulas começarão em novembro. Todas as informações estarão nas redes sociais e no site da Fundação Margarida Maria Alves no dia.
O projeto completou 20 anos de existência e chega à marca de 380 pessoas formadas de 20 municípios paraibanos. O objetivo é dar noções de todas as áreas do Direito, como Direito do Consumidor, do trabalho, de família, penal, previdenciário, dentre outros, e de cidadania.
O perfil dos cursistas engloba líderes comunitários, como integrantes de sindicatos, associações de moradores, organizações da sociedade civil etc., que façam parte de alguma entidade, por mais simples que seja, e que atue em defesa dos direitos humanos, sob qualquer âmbito. Assim, temos cursistas que trabalham, por exemplo, com direito à saúde, à educação, das empregadas domésticas, pessoas portadoras de necessidades especiais e do movimento LGBTQ+.
As aulas são quinzenais, aos sábados, com duração de 08 meses, na sede da Fundação, situada na Rua Irineu Jofilly, 185, Centro, em João Pessoa, e tem refeição e material didático (apostilas, constituição, código penal, estatuto do consumidor e do idoso, dentre outras legislações básicas) gratuito.
Alem da equipe, os alunos recebem conhecimentos de diversos especialistas das áreas trabalhadas, como juízes, promotores, defensores públicos e advogados que já conhecem o trabalho da Fundação e são convidados para participar dos módulos, trazendo um enfoque prático aos ensinamentos passados nas aulas.
Confira nosso vídeo de apresentação do Curso: https://youtu.be/4YXNTVwy94o