Debater a nossa segurança digital, a desinformação nas redes e difundir conceitos fundamentais de privacidade digital, criptografia e liberdade na Internet são alguns dos objetivos da Criptofesta JP, realizada pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social com o apoio do Grupo de Pesquisa Sobre Desinformação e Fake News do curso do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB. O evento ocorrerá em João Pessoa em dezembro nos dias 13, com uma mesa sobre Sociedade Algorítmica, às 19h, e no dia 14 com as demais atividades a partir das 14h.

A ação está com inscrições abertas para os interessados em compor sua programação e as propostas devem estar ligadas as seguintes atividades: oficinas; workshops; rodas de conversa; instalações e performances artísticas. Os interessados devem responder o formulário no link: bit.ly/criptojp, até as 23h59 do dia 18 de novembro. A lista com atividades aprovadas será divulgada no dia 22 de novembro.

Todas as propostas devem seguir algum dos seguintes pontos: Cuidados Integrais (digital, físico, psicossocial); Privacidade e direitos digitais; Antivigilância; Algoritmos e Direitos Humanos; Corpo e tecnologias; Gênero e tecnologias; Raça e tecnologias; Favela e tecnologias; Quilombolas e tecnologias; Ativismo e tecnologias; Outro, desde que explique a relação com o evento.

Os critérios de avaliação das propostas serão: estar dentro da temática do evento; diversidade (populações negras, indígenas, mulheres, movimentos de favela, lgbtqia+); atualidade da proposta. Não serão aceitas propostas de atividades de merchandising, publicidade de produtos ou projetos.

O evento disponibilizará a quantia de R$250 para oficinas e workshops aprovados. Em caso de sessões propostas por mais de uma pessoa, a quantia terá de ser dividida entre as pessoas proponentes. Em caso de instalações artísticas, as pessoas proponentes devem arcar com os custos de produção das obras.

Mais informações e dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail criptofesta@protonmail.com ou através do Instagram: www.instagram.com/criptofestajp

Criptofesta JP
Data: