O projeto “70 Olhares sobre Direitos Humanos” divulgou no último dia 05 de dezembro a relação de roteiros selecionados em seu edital para vídeos abordando a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ao todo foram escolhidos 60 curtas, entre eles dois paraibanos, que serão contemplados com recursos financeiros para a produção.
O projeto tem por objetivo promover a visibilidade sobre os Direitos Humanos no Brasil através de filmes de 1 minuto e participaram da seleção estudantes vinculados à instituições de ensino de todo o país.
Os projetos paraibanos selecionados foram:
– A Tortura Invisível, de Eloi Zanovello, que trata do artigo 5º: Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
– A Praia é para todos, de Weiller de Lima Fernandes, sobre o artigo 24º: Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.
Os filmes produzidos irão integrar o DVD 70 Olhares Sobre Direitos Humanos junto com obras realizadas por cineastas convidados, que será distribuído gratuitamente para organizações da sociedade civil, culturais e de ensino bem como em mostras e festivais de cinema no Brasil e no exterior. Os filmes também poderão ser exibidos em canais de TV, internet, mostras e festivais de cinema no Brasil e no exterior.
O projeto é uma realização do Ministério da Cidadania, com a produção do Instituto Cultura em Movimento – ICEM. Mais informações pelo site: https://70olhares.org.