O Fundo Brasil lançou em dezembro de 2019 o Edital Geral 2020: Resistência para organizações, grupos e coletivos que promovem e defendem Direitos Humanos no país. Ao todo, serão doados R$800 mil para apoiar grupos que dispõem de poucos recursos ou têm dificuldade de acesso a outras fontes de financiamento.
Apoio vêm em um cenário em que direitos fundamentais da população brasileira são ameaçados e retirados continuamente, e diante do avanço de um conservadorismo extremo que lança mão de violência de Estado contra pessoas em situação de vulnerabilidade.
As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro e cada projeto apoiado poderá receber até R$ 40 mil para executar sua proposta de mobilização e luta popular. Os temas prioridade do edital são: direitos das mulheres, especialmente negras, indígenas e de populações tradicionais; enfrentamento à violência de Estado; valorização e defesa das religiões de matriz africana; direitos de refugiados e fortalecimento institucional.
Não serão aceitos projetos apresentados por organizações governamentais, universidades, organizações internacionais, partidos políticos, empresas e microempreendedores individuais.
Como é a seleção
As propostas inscritas passam por uma triagem interna feita pela equipe do Fundo Brasil que avalia a adequação de cada projeto ao escopo do edital. Em seguida, um comitê de seleção independente, formado por ativistas de diversas causas dos direitos humanos e de origem diversa pelo país, escolhe os projetos a serem apoiados. A decisão final fica a cargo do Conselho de Administração do Fundo Brasil.
A lista de projetos a serem apoiados será divulgada a partir de 26 de junho de 2020.
Serviço:
Edital Geral 2020 – Resistência
Inscrições: até 28 de fevereiro. Clique Aqui para ler o edital completo e inscrever seu projeto.
Resultado: a partir de 26 de junho de 2020