Estão abertas inscrições para Curso de Juristas em Guarabira

21.09.2012

Um aditivo ao projeto firmado entre a Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves  e a Fundação Interamericana (IAF), garante, em parceria com o Serviço de Educação Popular (Sedup), a segunda turma do Curso de Formação de Juristas Populares para lideranças de Guarabira e da região.

No ano de 2011, o Sedup foi escolhido como parceiro para levar às cidades do interior do estado essa experiência que a Fundação desenvolve com êxito há mais de dez anos na capital Paraibana. Segundo sua coordenadora de projetos, Marcina Pessoa, “o curso permanece com o mesmo objetivo do que é desenvolvido na cidade de João Pessoa: oferecer noções do Direito para aproximar a população do Sistema Judiciário, exercendo uma cidadania plena”. A primeira turma, que formou 25 Juristas após oito meses de curso, tinha representantes de sete cidades da região: Alagoa Grande, Araçagi, Cuitegí, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba e Guarabira. A nova turma terá o primeiro encontro em novembro e seu período de formação deve ser realizado entre 10 e 12 meses.

As inscrições para nova turma 2012/2013 estão abertas de 21 de setembro a 25 de outubro no Sedup. Podem se inscrever candidatos (as) de qualquer um dos municípios que integraram a primeira turma. Este ano o curso será aberto também para candidatos (as) dos municípios de Sertãozinho, Duas Estradas e Serraria. O (a) candidato (a) deve saber ler e escrever, fazer parte de alguma organização social (associação de bairro, sindicato, Ong, Oscip, Fundação ou Pastoral, por exemplo) que possua atividades e reuniões regulares. A entidade deverá liberar o (a) cursista de atividades que entrem em conflito com o calendário do curso. Não serão aceitos candidatos (as) que já possuam o curso superior completo.

Estão sendo oferecidas 40 vagas e as aulas serão ministradas na cidade de Guarabira. O calendário prevê atividades de novembro de 2012 a setembro de 2013, quando deve ser realizada a formatura. As inscrições podem ser feitas através de E-mail, preenchendo a ficha de inscrição (disponível aqui ou por pedido através do e-mail do Sedup) e encaminhada para seduppb@uol.com.br, ou na sede do Sedup, de terça a sexta, de 9 às 12h, na Praça Monsenhor Walfredo Leal, 74, no Centro de Guarabira. Telefone para contato: 83 3271-1231. A relação dos (as) selecionados (as), na íntegra, será divulgada após análise das fichas de inscrição.